segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Bumba meu boi em cordel

Bumba meu boi em cordel (Tia Bringel)

A lenda do bumba-meu-boi surgiu
Em uma fazenda nas margens de um rio
Catirina  estava grávida
A língua do boi desejava
Ao pai Francisco encantava
Seu marido fez de tudo
E disse que o boi do patrão não matava.

Mas Catirina  só desejava comer a língua do boi
E assim por algum tempo se foi
Depois Francisco cozinhou a língua para sua amada
Que andava desenganada
O resto do boi com os vizinhos compartilhou
Depois seu patrão muito desconfiou

Mandou procurar seu boi mais bonito
Que pagou muito caro
Pois mandou trazer do Egito
Um dos empregados da fazenda
Que não ganhou um pedaço de carne
Acabou contando a pendenga

Descobriu que foi Francisco
Que faz a tal crueldade
Pois matou o bicho bonito
Para mata o desejo e a ansiedade
De sua querida esposa Catirina
Que o primeiro filho lhe dava com bondade.

O fazendeiro muito triste caiu em prantos
Francisco e Catirina fugiram pra outros cantos
O patrão só queria o seu boi de volta
Mesmo  que o boi  tivesse que ressuscitar
Convocou todas as rezadeiras e curandeiras
Para fazerem de tudo para o boi retornar
Mas o rabo, chifre e esqueleto do boi
Permaneceiam no mesmo lugar.

A morte do boi se espalhou até a cidade
Catarina e pai Francisco se arrependeram da crueldade
E o filho que já estava um rapaz
Pediu aos pais que voltassem atrás
E o levassem até a fazenda
Para contar a verdade
Ainda com medo de algum castigo
O filho pegou o rabo do boi e soprou o esqueleto
E o boi voltou a viver sem perigo.

O boi saiu chifrando todos que estavam à frente
O fazendeiro todo contente
Não se aguentava de tanta alegria
Perdoou  Catarina e Francisco e alegrou muita gente

Daí em diante só festa e cantoria

Cordel - São João no Maranhão

São João no Maranhão (Tia Bringel)

Quando chega o mês de junho
Com as matracas em punho
O povo do Maranhão
É só alegria no coração
Nesse mês de São João
Se solta muito rojão.

Tem muita quadrilha e simpatia
Bumba-meu-boi e Cacuriá
O povo com muita alegria
Vai o bumba-meu boi brincar
Os brincantes com muita emoção
No cacuriá vão passar.

Nos arraias do Maranhão
Tem orquestras e matracas
Cazubais e pandeirão
Caboclos de pena e índias
Para alegrar São João
E animar o povo
Com muita diversão

Nos festejos de São João
Tem muita animação
Arrasta pé e baião
Comidas típicas e balão
Forrozada e zoada
Com amor no coração

Durante o mês inteiro
Com os bois no terreiro
A dança do coco e portuguesa
Com toda certeza
Muitas apresentações
Com grandes inovações

E para encerrar os festejos
No dia de São Pedro tem os cortejos
Para satisfazer os desejos
Do povo sertanejo
No dia de São Maçal para finalizar
Onde os bois de matracas vão passar.

Todo mundo brinca com alegria
Homem menino e mulher
Com amor e muita fé
Outros comendo pamonha
Uma menina que sonha
A cultura popular do Maranhão
Veio para homenagear
Os festejos de São João.


Cordel de São João

Cordel de São João ( Tia Bringel)

O São João do nordeste
É uma grande tradição
Há muito gosto em relatar
Sobre esta festa junina
Que é de gosto popular
E a quadrilha veio da França
Para no Brasil se consagrar.

No nordeste brasileiro
É muita animação
Sempre cada vez mais forte
Pois ganhou nova versão
Era uma festa pagã
Que foi transformada em Cristã
Em homenagem a São João.

Segundo conta a Bíblia
O uso da fogueira
Tem a sua explicação
Pois Izabel promete avisar
O nascimento de São João
Quando visse uma fumaça no ar

Tem também Santo Antônio
O santo casamenteiro
Para alegria da mulherada
Realiza seu anseio
Arrumando marido
Para ser seu companheiro

Tem São Pedro a completar
Um santo também popular
Que do céu é o chaveiro
E para a alegria do festeiro
O São João a consagrar
Com grande animação no arraiá

Com Santo Antônio, São João,
São Pedro e São Maçal
Tudo fica mais lindo no arraial
30 de junho no Maranhão
Tem o desfile dos bois de matraca
Em despedida a São João
Na avenida São Maçal

No Nordeste é tradição
Essa bela Festa Junina
Quem conhece sabe
O quanto ela é divina
Para alegrar São João
Sua parte profana
Se torna nordestina

O Dia da Mulher Esquecida




        No domingo dia 6, próximo ao dia internacional da mulher 08 de março, foi encontrada uma mulher brasileira com vários problemas sociais, que não sabe nem se quer, o quê é dia internacional da mulher.

         Entre trancos e barrancos, nas palafitas, na região de mangue nos arredores de São Luís, capital do Maranhão, foi localizada Dona Maria, a mulher esquecida, que conhecem o real significado da data e da luta das mulheres. Às margens de uma sociedade em que grande parte das mulheres recebe parabéns, flores outros cumprimentos pelo seu dia. A mulher esquecida, não tinha nem o que comer.

         Se não bastasse, a mulher esquecida, ainda foi explorada sexualmente e espancada pelo companheiro que chegou embriagado, e como não tinha o que comer, obrigou-lhe a fazer sexo. E por medo de morrer não denunciou seu marido violento.

        Ainda é grande a parcela de mulheres que não tem se quer suas necessidades contempladas pelos benefícios sociais construídos pelas feministas.

       Conclui-se que as mulheres que recebem mais atenção e representação do movimento são brancas, magras, heterossexuais, de classe média e que não são trans nem possuem nenhum tipo de deficiência. Incontáveis mulheres ficam de fora da categoria “mulher” e, por isso, não conseguem se aproximar do movimento feminista e nem têm suas necessidades contempladas

Biografia de Francisca da Silva Bringel

Bringel Francisca
Engenheira Agrônoma


Bringel (1959 ) É uma educador brasileira, de reforço, trabalha com preparação para seletivos de ensino fundamental, ensino médio e superior, com aprovações em 1º lugar.
Francisca da Silva Bringel nasceu em Olho D’água das Cunhãs, Maranhão, no dia 03 de agosto 1959. Filha de Antônio Gomes Bringel, Comerciante e Fazendeiro e de Maria José da Silva Bringel.
Morou na cidade de Olho D’água das Cunhãs até 1976, quando foi morar no município vizinho de Bacabal, onde permaneceu durante o curso ginasial no Colégio Governador Sarney, no centro de Bacabal. Com 16 anos perdeu sua mãe e aos 18 anos, seu pai a casou devido a gravidez e teve um filho Almersing Bringel Silva.
Sem condições de pagar a escola, começou a trabalhar na Indústria Bacabal Industrial S.A – BIASA, concluiu o Curso Técnico em Contabilidade.
Em 1980 mudou-se para São Luís, capital do Maranhão, continuou trabalhando e estudando, somente em 1.982 ingressou na Universidade Estadual do Maranhão em São Luís. No Curso de Engenharia Agronômica. Em 1987, já graduada ingressou no Banco do Brasil S.A, seguiu carreira administrativa chegando ao cargo de gerente, fez cursos de: Economia, Matemática, Grafoscopia, Parapsicologia, Educação de jovens e adultos pelo método inovador do Educador Paulo Freire, dentre outros cursos.
Ainda no Banco do Brasil, atuou como voluntária educadora do Projeto BB-Educar. Depois de deixar o Banco continuou como professor de reforço escolar para nível fundamental médio e superior, no Colégio São Mateus em Teresina no Piauí e continua em atividades até hoje, em São Luís no Maranhão, em sua própria residência, localizada à Rua 01, Quadra-D, casa 12, Conjunto Solar dos Lusíadas – (IPEM TURU), no Bairro Turu, e também com preparação para seletivos e com aprovações em 1º lugar dentre outras classificações.
Em 2015 escreveu a Fábula “O Balé das Pombas” E a interpretação textual.
Em 2017 criou o Blog Reforço Tia Bringel para divulgação dos seus trabalhos posteriores

MATEMÁTICA – SITUAÇÕES PROBLEMAS ENVOLVENDO POTÊNCIA E RAIZ QUADRADA – 6º ANO (05/11/17)



1 - O prédio onde Jacira mora tem 4 andares em cada andar ha 4 apartamentos para cada apartamento ha 4 vagas na garagem como posso representa em forma de potência o numero de vagas desse prédio e quantas são?


2 – O raio da terra mede aproximadamente 6.400.000 metros, indique esse número em forma de potência na base 10:


3 – Se você elevar o número 6 ao expoente encontrará 216. Qual o valor do expoente n?






4 – Verifique se a igualdade é verdadeira:  13² = 12² + 5² :



5 – Assinale a igualdade correta;

a) 4 x 3³ =30
b) 3²  x  4³ = 63
c) 2³ + 5² = 34
d) 100 + 15¹ = 16

6 - Um terreno quadrado tem 324 m² de área. Quanto mede o lado do terreno?

7 – Se x8 = 256, Determine o valor de x:



83 - Se um terreno quadrado tem 900 m² de área. Quantos metros mede o seu perímetro?



9  – Seu João deseja cercar um terreno quadrado de área de 484 m², sem porteira e pretende colocar 6 voltas de arame farpado e precisa saber quantos metrosd e arame vai usar, ajude-o a encontrar:





10  - Qual será a área, em m²,de um terreno com o triplo da medida do lado de um quadrado que mede 289 m²?





RESPOSTAS - MATEMÁTICA – SITUAÇÕES PROBLEMAS ENVOLVENDO POTÊNCIA E RAIZ QUADRADA – 6º ANO (05/11/17)

1 à  4³ = 4×4×4= 64 vagas

2 à 64 x 100. 000 à 64 x 105

3 à Fatore o 216 | 2
                      108 | 2
                        54 | 2
                        27 | 3
                         9  | 3
                         3  | 3
                         1  |  / 2³ x 3³
à (2 x 3 ) ³ àà n = 3        

4 à 13 x 13 = 169 e 12² = 12 x 12 = 144 e 5² = 5 x 5 = 25 à 144 = 25 = 169 Verdadeira

5 – D à 1 + 15 = 16

6 à √324 = 18 à o lado mede 18 metros

7 à Decompõe 256 à 28 à x = 2

8 à O lado √900 = 30  à P = 30 + 30 + 30 + 30 120 m

9 à √484 = 22 lado – P = 22 + 22 + 22 + 22 = 88 x 6 = 528 metros de arame

10 à √289 = 17 à 3 x 17 = 51 lado à 51² = 51 x 51 = 2.601 m²

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

OS PRAZERES E A BUSCA DA FELICIDADE

FILOSOFIA – OS PRAZERES E A BUSCA DA FELICIDADE – 7º ANO (20.06.17)

1 – Doutrina filosófica grega o Cinismo foi fundada por um discípulo de Sócrates:

a) Platão                b) Aristóteles             c) Antístenes           d) Diógenes        e) Zenão

2 – Dentre os filósofos cínicos abaixo, foi o principal?

a) Epicuro     b) Aristóteles       c) Sócrates            d) Antístenes           e) Diógenes       

3 – A qual filosofo cínico pertence a célebre frase? “O ser humano deveria viver de acordo com sua essência”, isto é conforme sua natureza.

a) Diógenes     b) Aristóteles       c) Sócrates            d) Antístenes           e) Epicur       

4 – O Pensamento filosófico da escola cinismo partia do princípio:

a) de que a felicidade dependia da passagem do discurso mítico para o discurso filosófico.
b) de que a felicidade não depende de nada externo à própria pessoa, ou seja, coisas materiais,
c) de que a felicidade se alcançava com preocupações com a saúde e com a razão.
d) de que a tranquilidade da alma e o desprezo pela emoção dependia da vida de cão.

5 – Para os Cínicos a virtude reside, sobretudo:

a) nas coisas materiais, reconhecimento alheio e mesmo a preocupação com a saúde,
b) justamente na aquisição de todas as coisas que pode trazer a felicidade que, uma vez obtida,
c) na ética filosófica, porém com as preocupações com a aparência exterior.
d) na conduta moral do homem, naquilo que lhe é intrínseco - e não nas conquistas materiais,

6 - Quais das correntes filosóficas abaixo podem ser consideradas do período helenístico:

a) modismo, marxismo e capitalismo
b) estoicismo, epicurismo e modismo
c) epicurismo, cinismo, estoicismo e pirronismo (ceticismo)
d) platonismo e neoplatonismo

7 - Qual das frases se refere ao pensamento cínico?

a) apreender a viver com o necessário e não fazer do desnecessário algo necessário.
b) valorizar a razão e a cultura, pois esses são fundamentais para a vida humana.
c) a razão é a base para a vida humana
d) a essência do homem é a sua alma, essa é racional e virtuosa.
e) apreender a viver com o necessário natural e cultural.

8 - Quais dos filósofos fizeram parte da escola helenística dos cínicos?

a) Aristóteles e Diógenes de Sínope.                            c) Platão e Diógenes de Sínope.
b) Antístenes e Diógenes de Sínope.                            d) Tales e Diógenes de Sínope.

9 – Epicuro: o prazer e a felicidade, fundou a escola filosófica conhecida como:

a) Escola da felicidade                                                        c) Escola do Jardim
b) Escola das Flores                                                            d) Filosofia do Jardim

10 - Os cínicos podem ser chamados de cães. Qual alternativa abaixo não justifica tal designação?

a) por causa da indiferença de seu modo de vida, pois fazem um culto à indiferença e, assim como os cães, comem e fazem amor em público, andam descalços e dormem em banheiras nas encruzilhadas.
b) porque o cão é um animal sem pudor, e os cínicos fazem um culto á falta de pudor, não como sendo falta de modéstia, mas como sendo superior a ela.
c) porque o cão é um bom guarda e eles guardam os princípios de sua filosofia, os valores naturais e necessários para a vida.
d) porque o cão é um animal domesticado e que pode viver entre os homens, aceitando assim, a sua cultura.

11 - No célebre "Jardim de Epicuro", vicejava uma autêntica comunidade, onde mestre e discípulos viviam de maneira quase ascética, consumindo apenas hortaliças que eles próprios cultivavam, às quais acrescentavam apenas pão e água, ou ainda queijo em ocasiões especiais. Seja como for, não há dúvida de que a real importância da doutrina epicurista está muito longe de consubstanciar-se em aspectos puramente circunstanciais como esses, que chegam a resvalar para o campo do anedótico. Sobre Epicuro, na sua cronologia inicial, é CORRETO afirmar que o mesmo nasceu em:

a) Samos.           b) Atenas.              c) Troia.               d) Cólofon.             e) Teos.

Alguns dos desejos são naturais e necessários; outros, naturais e não necessários; outros, nem naturais nem necessários, mas nascidos de vã opinião. Os desejos que não nos trazem dor se não satisfeitos não são necessários, mas o seu impulso pode ser facilmente desfeito, quando é difícil obter sua satisfação ou parecem geradores de dano.
EPICURO DE SAMOS. Doutrinas principais. In: SANSON, V F. Textos de filosofia. Rio de Janeiro: Eduff, 1974.

12 - No fragmento da obra filosófica de Epicuro, o homem tem como fim

a) alcançar o prazer moderado e a felicidade.
b) valorizar os deveres e as obrigações sociais.
c) aceitar o sofrimento e o rigorismo da vida com resignação.
d) refletir sobre os valores e as normas dadas pela divindade.
e) defender a indiferença e a impossibilidade de se atingir o saber.

Leia o trecho da Carta a Meneceu. 

"Nenhum jovem deve demorar a filosofar, e nenhum velho deve parar de filosofar, pois nunca é cedo demais nem tarde demais para a saúde da alma. Afirmar que a hora de filosofar ainda não chegou ou já passou é a mesma coisa que dizer que a hora ainda não chegou ou já passou; devemos, portanto, filosofar na juventude e na velhice para que enquanto envelhecemos continuemos a ser jovens nas boas coisas mediante a agradável recordação do passado, e para que ainda jovens sejamos ao mesmo tempo velhos, graças ao destemor diante do porvir. Devemos então meditar sobre tudo..."
(Epicuro Carta de Epicuro a Menoiceus).

13 - Para Epicuro, como se expressa na Carta a Meneceu, o objetivo da filosofia é: 

a) A felicidade do homem. 
b) A imparcialidade diante das decisões tomadas pelos homens. 
c) O gozo imoderado dos prazeres mundanos. 
d) Estabelecer, refutar e defender argumentos tirados da bíblia. 

14 - A liberdade, para Epicuro, seria sempre o desvio de uma fatalidade, apesar do mecanismo do mundo. O homem não estaria à mercê do mundo e, por isto, poderia estabelecer a sua rota, a sua meta. Segundo essa forma de pensar, pode-se afirmar que o mesmo introduz a dimensão: 

a) Da physis.        b) Do dever-ser.       c) Do devir.           d) Da verdade. 

15 - Das três grandes escolas pós-aristotélicas, a estoica foi de longe, do ponto de vista histórico, a mais importante. Qual dos filósofos abaixo é reconhecidamente o fundador do Estoicismo? 

a) Zenão de Citium.                                               c) Cleanto de Assos. 
b) Epicuro de Samos.                                             d) Diógenes de Selêucia. 

16 - Analise a frase: “O homem está condenado a ser livre.”  (Jean Paul Sartre) O argumento de Sartre pode ser traduzido como:

a) A ideia de destino, é reconsiderada, perante a ideia da liberdade como condenação.
b) A incapacidade de arcar com as próprias responsabilidades e definir seu projeto de vida.
c) O homem primeiro existe no mundo e só depois se define pelas escolhas e ações.
d) Nossas escolhas são direcionadas por aquilo que Deus nos revela ser o Bem.

17 - A filosofia dos estoicos é:

a) A felicidade eterna                                             c) A razão universal e viver bem
b) Uma vida feliz e virtuosa                                  d) A busca constante pela felicidade

18 - Os  estoicos defendiam que não adianta se colocar contra o destino, pois nada pode ser modificado, justifique a afirmação:

a) porque nossa vida é virtuosa e bela cheia de desencontros
b) porque nosso destino é determinado por uma razão universal ("deus")
c) porque são as necessidades que ditam o caráter do homem
d) porque na vida se busca os prazeres da felicidade

19 - Transcrição de os estoicos, os céticos e a vida virtuosa. Para isso, o indivíduo deveria acreditar e aceitar:

a) suas necessidades           b) sua razão        c)  seu destino         d) os desejos da vida

20 - Para os estoicos, só aquele que domina suas emoções é feliz. Por quê?

a) Emoções e prazeres causam desequilibrio e inquietação.
b) Se preocupando com a lógica, a física, a metafísica torna-se ético.
c) o pensamento estoico combinou-se com o espírito romano.
d) as emoções e prazeres dão uma vida virtuosa

21 – Para os estoicistas: “Aceitar o destino” significa:

a) libertar-se dos prazeres da vida                        c) livrar-se das preocupações
b) livrar-se das necessidades                                d) buscar a felicidade plena

22 – Qual filósofo estoico, disse: “ Os prazeres e as emoções deixam o ser humano inquieto sem equilíbrio e faz perder a razão” ?

a) Sêneca        b) Zenão                c) Cleanto              d) Epiteto,             e) Crisipo
23 – Quem foi o divulgador do estoicismo?

a) Antíprato                  b) Crisipo         c) Cleanto        d) Zenão    e) Sêneca

24 – Assinale a opção que caracteriza o ceticismo:

a) Nós nos reuníamos em frente das entradas de edifícios e prédios para discutir nossas ideias!
b) dúvida e investigação contínuas não é possível chegar à verdade absoluta nem por meio dos sentidos nem por meio da razão.
c) todos os acontecimentos da nossa vida são de ordem divina. Nosso caminho é desse modo por natureza, como a razão universal determinou. 
d) os prazeres e as emoções deixam o ser humano inquieto sem equilíbrio e faz perder a razão

25 – Qual o fundador do ceticismo (IV a.C.)?

a) Pirro         b) Sêneca        c) Zenão             d) Cleanto              e) Epiteto,           

26 - O Sexto Empírico: cético do século III. a.C. É:

a) A busca da felicidade                                            c) A suspensão do Juízo
b) A obseção pela vida simples                                 d) A necessidade da vida virtuosa

27  - Na filosofia dos céticos é necessária suspensão do juízo, o que justifica essa afirmativa?

a) nem aceitar, nem rejeitar; nem afirmar, nem negar.
b) Os deuses não fazem a libertação do homem, mas o é o homem, se afastaria da turbulência.
c) O apoio à razão e a recusa ao obscurantismo, crendices.
d) Não há nada a temer quanto aos deuses. Só a felicidade é possível.

28 – A escola filosófica dos céticos nasceu:

a) da necessidade  de que a natureza ditou aos homes
b) da consideração de que sempre é possível demonstrar o contrário de cada afirmação.
c) de que soa simplicidade liberta o homem para arte de viver bem
d) de que o ser humano precisava apenas satisfazer suas necessidades mais básicas

29 – Das alternativas abaixo qual identifica o pensamento do ceticismo?

a) o ser humano deveria viver de acordo com sua essência
b) para a felicidade plena tem-se a razão universal e o destino humano
c) uma proposição nunca pode dizer-se verdadeira em absoluto
d) a tranquilidade da alma e o desprezo pela emoção faz a vida virtuosa.

30 - Epicuro exerceu enorme influência sobre Diógenes de Enoanda (Turquia), que, inclusive, chegou a inscrever o tetrapharmakon de Epicuro em umas rochas em local visível para que todos os que por lá passassem, independente da raça, sexo ou condição social, pudessem ler e se inspirar nele. Analise as proposições a seguir como Verdadeiras ou Falsas, considerando a sabedoria ética de Epicuro. Sobre o tetrapharmakon de Epicuro é CORRETO afirmar que:

I - Não há nada a temer quanto aos deuses.                  III - A felicidade é possível.
II - Não devemos temer a morte.                                  IV - Podemos escapar da dor.

a) I, II e IV são verdadeiras.                                        d) II e IV são verdadeiras.
b) I, III e IV são verdadeiras.                                       e) Todas são verdadeiras.
c) I e IV são verdadeiras. 

RESPOSTAS - FILOSOFIA – OS PRAZERES E A BUSCA DA FELICIDADE – 7º ANO (20.06.17)

1 – C       2 - E      3 – A      4 – B      5 – D       6 – C     7 – A       8 – B       9 – C       10 – D

11 – A    12  - A   

13 – A à Epicuro acreditava que a filosofia é o melhor caminho para se chegar à felicidade que para ele significava se libertar dos desejos. A filosofia é um instrumento para alcançar a felicidade pois através dela o homem vai libertar-se do desejo que o incomoda. A filosofia com Epicuro passa a ter uma finalidade prática e não somente o objetivo de investigação dos fundamentos últimos do mundo e do homem.

14 – B         15 – A     16 – C    17 – B    18 – B    19 – C    20 – A    21 – C    22 – D   23 – E


24 – B      25 – A     26 – C     27 – A    28 – B    29 – C    30 - E