PORTUGUÊS – POESIA – ASPECTOS FORMAIS – 8º ANO
(19/08/19
1 - Um
texto poético, normalmente, gera-se a parir de uma emoção, um ideal, um desejo,
um sentimento, uma revolta, enfim, uma realidade interior de grande intensidade
e que leva o poeta a fixar numa forma particular essa vivência. Distingue-se da
narrativa por:
a)
contar uma história poética, possuir enredo, personagens e tempo especifico
b) não
pretender contar uma história, mas antes expressar a mundividência do poeta.
c) ser o tipo textual que conta uma
sequência de fatos, sejam eles reais ou imaginários, onde os personagens atuam
em um determinado espaço e durante um determinado tempo.
d) contar a história. Este é o papel do narrador ao contar a ação que
envolve personagens, tempos, espaços e conflitos.
2 - Sobre
Verso podemos afirma:
a)
Conjunto de ideias subjetivas que se propõe ocupar uma linha
b) Conjunto
de versos, geralmente com uma unidade de sentido.
c) Conjunto
de palavras, de sentido completo ou não, com determinadas características
rítmicas.
d) É
uma composição de ideias agrupadas em uma linha, mesmo que tenha uma única
palavra.
3 – Estrofe
é:
a) Verso
ou conjunto de versos, geralmente com uma unidade de sentido.
b) Composição
poética escrita aparece a ocupar uma linha, mesmo que tenha uma única palavra.
c) É a
quadra de versos preferida da poesia popular.
d) A
correspondência de sons a partir da vogal tónica da última palavra do verso
4 - Cada
estrofe recebe uma designação, segundo o número de versos que apresenta. Diante
dessa afirmação corresponda corretamente:
1 – verso 2 - versos 3 - versos 4 - versos
5 –
versos
6 – versos
7 – versos 8 – versos 9 – versos 10 - versos
( ) Quintilha ( ) Oitava (
) Monóstico ( ) Décima ( ) Sétima
( ) Dístico ( ) Nona (
) Terceto (
) Quadra (
) Sextilha
5 - Com
mais versos, as estrofes designam-se:
a)
pelos números cardinais, por exemplo, estrofe de doze versos.
b)
pelos números romanos, por exemplo, estrofe de XII versos.
c) pela
quantidade de palavras para formar parágrafos
d) pelo
respectivo número de versos, por exemplo, estrofe de onze versos.
6 –
Quanto ao Soneto podemos dizer:
a) A
oitava é a estrofe em que Camões escreveu Os Lusíadas.
b) A
quadra é a estrofe preferida da poesia popular.
c) é
uma composição de 14 versos agrupados em duas quadras e dois tercetos. É a
forma poética mais conhecida, sendo usada desde o século XVI.
d) Conjunto
de palavras, de sentido completo ou não, com determinadas características
rítmicas.
7 – O
que é Rima? E cite um exemplo: _____________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
8 –
Sobre a rima que não é indispensável à poesia, mas contribui para o ritmo e
expressividade de um poema. E Também facilita a memorização do próprio poema.
Relacione corretamente:
1 - Rima
consoante ou perfeita 3 - Rima rica
2 - Rima
toante ou imperfeita 4 - Rima pobre
( ) A rima das palavras Aveiro e moliceiro
é ______ por ambas pertencerem à mesma classe gramatical – o nome.
( ) A rima das palavras arroz e pôs é _______,
pois pertencem a diferentes classes gramaticais: a primeira é um nome, a
segunda, uma forma verbal.
( ) A rima apresentada é exemplo de rima
consoante ou perfeita, pois há uma identificação total de sons a partir da
última vogal tónica.
( ) Quando essa identificação não é total,
designa-se por toante ou imperfeita: Afago / lado
9 - Esquemas
rimáticos. Para determinar o esquema rimático de uma estrofe atribui-se uma
letra a cada rima. Observe a quadra abaixo que serve de exemplificação com o
esquema a b a b, e faça a
correspondência correta:
Campos de Aveiro. a
Manchas verdes de arroz b,
E a vela dum barco moliceiro a
Que um pirata ali pôs. b
Manchas verdes de arroz b,
E a vela dum barco moliceiro a
Que um pirata ali pôs. b
1 - Rimas
cruzadas 2 - Rima emparelhada 3 - Rima interpolada 4 – Rima encadeada
( ) os versos que rimam estão separados por
dois ou mais seguindo o esquema a bbb
( ) a
b a b, _______________, por se
combinarem de forma alternada.
( ) a
rima final de um verso encontra correspondência no meio do verso seguinte.
( ) os
versos rimam dois a dois seguindo o esquema aa bb cc.
10 – O quê
é um Verso branco ou solto?
a)
Quando as palavras que rimam estão separadas por dois ou mais seguindo o
esquema a bbb
b)
Quando há designação de versos agudos, graves ou esdrúxulos,
c) Quando
a palavra final de um verso não encontra correspondência sonora em nenhum outro.
d) Conforme
a sua palavra final for aguda, grave ou esdrúxula.
11 - Acentuação
da rima quer dizer:
a) a
designação de versos agudos, graves ou esdrúxulos, conforme a sua palavra final
for aguda, grave ou esdrúxula.
b)
quando os elementos essenciais para estabelecer organizadamente, por meio de
regras, a intensidade das palavras das sílabas portuguesas.
c)
quando a última sílaba é tônica (mais forte). Elas podem ser acentuadas com o
acento agudo e o circunflexo.
d) quando
há exceção nas formas da terceira pessoa do plural no presente do indicativo.
12 – Métrica
ou Sílabas métricas (metro). O verso Campos de Aveiro tem seis sílabas
gramaticais (Cam / pos / de / A / vei / ro), mas tem quatro sílabas métricas:
Cam / pos / d’A / vei, verificando-se uma elisão rítmica das palavras d’A. Segundo
as regras de contagem de sílabas métricas – metro –, estas contam-se:
a) Pôr
em evidência e contar as sílabas métricas por separação silábica
b) pelo
que efetivamente se ouve até à última sílaba acentuada.
c) Por fazer
a escansão podem surgir situações métricas é escandir um verso.
d) Por permite
duas dimensões de acordo com as necessidades de acerto gráfico
13 - Quanto
a Classificação quanto ao número de sílabas métricas. Os versos apresentam um
número variável de sílabas, recebendo designações em função desse número.
Assim, conforme apresentam de 1 a 12 sílabas, recebem as designações seguintes:
1 – 2 – 3 – 4 – 5 – 6 – 7 – 8 – 9 – 10 – 11 - 12
( ) heptassílabo ( )
trissílabo ( ) decassílabo
( ) pentassílabo ( ) hendecassílabo
( ) tetrassílabo
( ) monossílabo ( )
octossílabo ( ) hexassílabo
( )dodecassílabo ( ) dissílabo ( )
eneassílabo
14 - Os
versos mais frequentes são de 5, 7, 10 e 12 sílabas. Alguns destes têm designações
especiais: Relacione corretamente:
a)
verso de 5 sílabas ( ) dodecassílabo ou alexandrino.
b)
verso de 7 sílabas ( )
pentassílabo ou redondilha menor;
c)
verso de 12 sílabas ( ) heptassílabo ou redondilha maior;
15 - Sobre
os Recursos fónicos, faça a relação correta:
1 – Aliteração
2 – Assonância 3 - Onomatopeia
( ) Recurso expressivo que consiste na repetição
de um mesmo som vocálico que provoca um efeito sonoro significativo.
( ) Repetição de sons que imitam vozes ou ruídos:
( ) A ocorrência repetida de um mesmo som
consonântico em várias palavras pode provocar um efeito sonoro significativo.
16 –
Complete as lacunas abaixo com o recurso expressivo conveniente:
Aliteração Assonância
Onomatopeia
a) Cricri, tic-tac, tlim-tlim, miau… ________________________
b) o
silêncio prossegue e eu não consigo
sitiá-lo
nem ele me sitia
simplesmente
prossegue e eu prossigo
numa
surda e severa simetria ________________________
c) “Juro que não acreditei, eu te estranhei/Me debrucei sobre teu corpo e duvidei/E me arrastei e te
arranhei/E me agarrei nos teus cabelos” (Atrás da Porta – Chico Buarque) _______________
d) Uma
rima também é uma ______________. Este recurso pode ocorrer em conjunto com a
aliteração.
17 – Marque a opção em
que todas as palavras se formaram a partir de onomatopeias (palavras
onomatopaicas):
a) tilintar, vrum vrum, murmurar… c) tilintar, zumbir, tic tac, atchim …
b) toc toc, zumbir, murmurar… d) tilintar, zumbir,
murmurar…
18 – Corresponda as onomatopeias aos seus respectivos
significados:
1 - Cri cri
( ) o som de uma campainha
2 - Toc toc ( ) o arranque de um carro
3 - Din-don ( ) o som que emite o grilo
4 - Vrum vrum ( ) alguém
caindo na água
5 – Tibum ( ) imita o som de alguém batendo na porta
RESPOSTAS - PORTUGUÊS –
POESIA – ASPECTOS FORMAIS – 8º ANO (19/08/19
1 – B 2 – C 3 –
A
4 – {1ª fila ( 5 – 8 – 1 – 10 – 7), 2ª fila (2 – 9 – 3 – 4 – 6 )}
5 – D 6 – C
7 àA correspondência de
sons a partir da vogal tónica da última palavra do verso àPrimavera / quimera à mundo / fundo
8 – { 4 – 3 – 1 – 2 }
9 – { 3 – 1 – 4 – 2 }
10 – C 11 – A 12 – B
13 – 1ª Coluna { 7 – 5 – 1 – 12 }
2ª coluna { 3 – 11 – 8 - 2 } 3ª coluna { 10 – 4 – 6 – 9 }
14 – { c – a – b }
15 – { 2 – 3 – 1 }
16 - a) Onomatopeia b)
Aliteração. c) Assonância d) Assonância
17 - D
18 – { 3 – 4 – 1 – 5 – 2 }
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