sexta-feira, 18 de agosto de 2017

OS PRAZERES E A BUSCA DA FELICIDADE

FILOSOFIA – OS PRAZERES E A BUSCA DA FELICIDADE – 7º ANO (20.06.17)

1 – Doutrina filosófica grega o Cinismo foi fundada por um discípulo de Sócrates:

a) Platão                b) Aristóteles             c) Antístenes           d) Diógenes        e) Zenão

2 – Dentre os filósofos cínicos abaixo, foi o principal?

a) Epicuro     b) Aristóteles       c) Sócrates            d) Antístenes           e) Diógenes       

3 – A qual filosofo cínico pertence a célebre frase? “O ser humano deveria viver de acordo com sua essência”, isto é conforme sua natureza.

a) Diógenes     b) Aristóteles       c) Sócrates            d) Antístenes           e) Epicur       

4 – O Pensamento filosófico da escola cinismo partia do princípio:

a) de que a felicidade dependia da passagem do discurso mítico para o discurso filosófico.
b) de que a felicidade não depende de nada externo à própria pessoa, ou seja, coisas materiais,
c) de que a felicidade se alcançava com preocupações com a saúde e com a razão.
d) de que a tranquilidade da alma e o desprezo pela emoção dependia da vida de cão.

5 – Para os Cínicos a virtude reside, sobretudo:

a) nas coisas materiais, reconhecimento alheio e mesmo a preocupação com a saúde,
b) justamente na aquisição de todas as coisas que pode trazer a felicidade que, uma vez obtida,
c) na ética filosófica, porém com as preocupações com a aparência exterior.
d) na conduta moral do homem, naquilo que lhe é intrínseco - e não nas conquistas materiais,

6 - Quais das correntes filosóficas abaixo podem ser consideradas do período helenístico:

a) modismo, marxismo e capitalismo
b) estoicismo, epicurismo e modismo
c) epicurismo, cinismo, estoicismo e pirronismo (ceticismo)
d) platonismo e neoplatonismo

7 - Qual das frases se refere ao pensamento cínico?

a) apreender a viver com o necessário e não fazer do desnecessário algo necessário.
b) valorizar a razão e a cultura, pois esses são fundamentais para a vida humana.
c) a razão é a base para a vida humana
d) a essência do homem é a sua alma, essa é racional e virtuosa.
e) apreender a viver com o necessário natural e cultural.

8 - Quais dos filósofos fizeram parte da escola helenística dos cínicos?

a) Aristóteles e Diógenes de Sínope.                            c) Platão e Diógenes de Sínope.
b) Antístenes e Diógenes de Sínope.                            d) Tales e Diógenes de Sínope.

9 – Epicuro: o prazer e a felicidade, fundou a escola filosófica conhecida como:

a) Escola da felicidade                                                        c) Escola do Jardim
b) Escola das Flores                                                            d) Filosofia do Jardim

10 - Os cínicos podem ser chamados de cães. Qual alternativa abaixo não justifica tal designação?

a) por causa da indiferença de seu modo de vida, pois fazem um culto à indiferença e, assim como os cães, comem e fazem amor em público, andam descalços e dormem em banheiras nas encruzilhadas.
b) porque o cão é um animal sem pudor, e os cínicos fazem um culto á falta de pudor, não como sendo falta de modéstia, mas como sendo superior a ela.
c) porque o cão é um bom guarda e eles guardam os princípios de sua filosofia, os valores naturais e necessários para a vida.
d) porque o cão é um animal domesticado e que pode viver entre os homens, aceitando assim, a sua cultura.

11 - No célebre "Jardim de Epicuro", vicejava uma autêntica comunidade, onde mestre e discípulos viviam de maneira quase ascética, consumindo apenas hortaliças que eles próprios cultivavam, às quais acrescentavam apenas pão e água, ou ainda queijo em ocasiões especiais. Seja como for, não há dúvida de que a real importância da doutrina epicurista está muito longe de consubstanciar-se em aspectos puramente circunstanciais como esses, que chegam a resvalar para o campo do anedótico. Sobre Epicuro, na sua cronologia inicial, é CORRETO afirmar que o mesmo nasceu em:

a) Samos.           b) Atenas.              c) Troia.               d) Cólofon.             e) Teos.

Alguns dos desejos são naturais e necessários; outros, naturais e não necessários; outros, nem naturais nem necessários, mas nascidos de vã opinião. Os desejos que não nos trazem dor se não satisfeitos não são necessários, mas o seu impulso pode ser facilmente desfeito, quando é difícil obter sua satisfação ou parecem geradores de dano.
EPICURO DE SAMOS. Doutrinas principais. In: SANSON, V F. Textos de filosofia. Rio de Janeiro: Eduff, 1974.

12 - No fragmento da obra filosófica de Epicuro, o homem tem como fim

a) alcançar o prazer moderado e a felicidade.
b) valorizar os deveres e as obrigações sociais.
c) aceitar o sofrimento e o rigorismo da vida com resignação.
d) refletir sobre os valores e as normas dadas pela divindade.
e) defender a indiferença e a impossibilidade de se atingir o saber.

Leia o trecho da Carta a Meneceu. 

"Nenhum jovem deve demorar a filosofar, e nenhum velho deve parar de filosofar, pois nunca é cedo demais nem tarde demais para a saúde da alma. Afirmar que a hora de filosofar ainda não chegou ou já passou é a mesma coisa que dizer que a hora ainda não chegou ou já passou; devemos, portanto, filosofar na juventude e na velhice para que enquanto envelhecemos continuemos a ser jovens nas boas coisas mediante a agradável recordação do passado, e para que ainda jovens sejamos ao mesmo tempo velhos, graças ao destemor diante do porvir. Devemos então meditar sobre tudo..."
(Epicuro Carta de Epicuro a Menoiceus).

13 - Para Epicuro, como se expressa na Carta a Meneceu, o objetivo da filosofia é: 

a) A felicidade do homem. 
b) A imparcialidade diante das decisões tomadas pelos homens. 
c) O gozo imoderado dos prazeres mundanos. 
d) Estabelecer, refutar e defender argumentos tirados da bíblia. 

14 - A liberdade, para Epicuro, seria sempre o desvio de uma fatalidade, apesar do mecanismo do mundo. O homem não estaria à mercê do mundo e, por isto, poderia estabelecer a sua rota, a sua meta. Segundo essa forma de pensar, pode-se afirmar que o mesmo introduz a dimensão: 

a) Da physis.        b) Do dever-ser.       c) Do devir.           d) Da verdade. 

15 - Das três grandes escolas pós-aristotélicas, a estoica foi de longe, do ponto de vista histórico, a mais importante. Qual dos filósofos abaixo é reconhecidamente o fundador do Estoicismo? 

a) Zenão de Citium.                                               c) Cleanto de Assos. 
b) Epicuro de Samos.                                             d) Diógenes de Selêucia. 

16 - Analise a frase: “O homem está condenado a ser livre.”  (Jean Paul Sartre) O argumento de Sartre pode ser traduzido como:

a) A ideia de destino, é reconsiderada, perante a ideia da liberdade como condenação.
b) A incapacidade de arcar com as próprias responsabilidades e definir seu projeto de vida.
c) O homem primeiro existe no mundo e só depois se define pelas escolhas e ações.
d) Nossas escolhas são direcionadas por aquilo que Deus nos revela ser o Bem.

17 - A filosofia dos estoicos é:

a) A felicidade eterna                                             c) A razão universal e viver bem
b) Uma vida feliz e virtuosa                                  d) A busca constante pela felicidade

18 - Os  estoicos defendiam que não adianta se colocar contra o destino, pois nada pode ser modificado, justifique a afirmação:

a) porque nossa vida é virtuosa e bela cheia de desencontros
b) porque nosso destino é determinado por uma razão universal ("deus")
c) porque são as necessidades que ditam o caráter do homem
d) porque na vida se busca os prazeres da felicidade

19 - Transcrição de os estoicos, os céticos e a vida virtuosa. Para isso, o indivíduo deveria acreditar e aceitar:

a) suas necessidades           b) sua razão        c)  seu destino         d) os desejos da vida

20 - Para os estoicos, só aquele que domina suas emoções é feliz. Por quê?

a) Emoções e prazeres causam desequilibrio e inquietação.
b) Se preocupando com a lógica, a física, a metafísica torna-se ético.
c) o pensamento estoico combinou-se com o espírito romano.
d) as emoções e prazeres dão uma vida virtuosa

21 – Para os estoicistas: “Aceitar o destino” significa:

a) libertar-se dos prazeres da vida                        c) livrar-se das preocupações
b) livrar-se das necessidades                                d) buscar a felicidade plena

22 – Qual filósofo estoico, disse: “ Os prazeres e as emoções deixam o ser humano inquieto sem equilíbrio e faz perder a razão” ?

a) Sêneca        b) Zenão                c) Cleanto              d) Epiteto,             e) Crisipo
23 – Quem foi o divulgador do estoicismo?

a) Antíprato                  b) Crisipo         c) Cleanto        d) Zenão    e) Sêneca

24 – Assinale a opção que caracteriza o ceticismo:

a) Nós nos reuníamos em frente das entradas de edifícios e prédios para discutir nossas ideias!
b) dúvida e investigação contínuas não é possível chegar à verdade absoluta nem por meio dos sentidos nem por meio da razão.
c) todos os acontecimentos da nossa vida são de ordem divina. Nosso caminho é desse modo por natureza, como a razão universal determinou. 
d) os prazeres e as emoções deixam o ser humano inquieto sem equilíbrio e faz perder a razão

25 – Qual o fundador do ceticismo (IV a.C.)?

a) Pirro         b) Sêneca        c) Zenão             d) Cleanto              e) Epiteto,           

26 - O Sexto Empírico: cético do século III. a.C. É:

a) A busca da felicidade                                            c) A suspensão do Juízo
b) A obseção pela vida simples                                 d) A necessidade da vida virtuosa

27  - Na filosofia dos céticos é necessária suspensão do juízo, o que justifica essa afirmativa?

a) nem aceitar, nem rejeitar; nem afirmar, nem negar.
b) Os deuses não fazem a libertação do homem, mas o é o homem, se afastaria da turbulência.
c) O apoio à razão e a recusa ao obscurantismo, crendices.
d) Não há nada a temer quanto aos deuses. Só a felicidade é possível.

28 – A escola filosófica dos céticos nasceu:

a) da necessidade  de que a natureza ditou aos homes
b) da consideração de que sempre é possível demonstrar o contrário de cada afirmação.
c) de que soa simplicidade liberta o homem para arte de viver bem
d) de que o ser humano precisava apenas satisfazer suas necessidades mais básicas

29 – Das alternativas abaixo qual identifica o pensamento do ceticismo?

a) o ser humano deveria viver de acordo com sua essência
b) para a felicidade plena tem-se a razão universal e o destino humano
c) uma proposição nunca pode dizer-se verdadeira em absoluto
d) a tranquilidade da alma e o desprezo pela emoção faz a vida virtuosa.

30 - Epicuro exerceu enorme influência sobre Diógenes de Enoanda (Turquia), que, inclusive, chegou a inscrever o tetrapharmakon de Epicuro em umas rochas em local visível para que todos os que por lá passassem, independente da raça, sexo ou condição social, pudessem ler e se inspirar nele. Analise as proposições a seguir como Verdadeiras ou Falsas, considerando a sabedoria ética de Epicuro. Sobre o tetrapharmakon de Epicuro é CORRETO afirmar que:

I - Não há nada a temer quanto aos deuses.                  III - A felicidade é possível.
II - Não devemos temer a morte.                                  IV - Podemos escapar da dor.

a) I, II e IV são verdadeiras.                                        d) II e IV são verdadeiras.
b) I, III e IV são verdadeiras.                                       e) Todas são verdadeiras.
c) I e IV são verdadeiras. 

RESPOSTAS - FILOSOFIA – OS PRAZERES E A BUSCA DA FELICIDADE – 7º ANO (20.06.17)

1 – C       2 - E      3 – A      4 – B      5 – D       6 – C     7 – A       8 – B       9 – C       10 – D

11 – A    12  - A   

13 – A à Epicuro acreditava que a filosofia é o melhor caminho para se chegar à felicidade que para ele significava se libertar dos desejos. A filosofia é um instrumento para alcançar a felicidade pois através dela o homem vai libertar-se do desejo que o incomoda. A filosofia com Epicuro passa a ter uma finalidade prática e não somente o objetivo de investigação dos fundamentos últimos do mundo e do homem.

14 – B         15 – A     16 – C    17 – B    18 – B    19 – C    20 – A    21 – C    22 – D   23 – E


24 – B      25 – A     26 – C     27 – A    28 – B    29 – C    30 - E

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