FILOSOFIA – OS PRAZERES E A BUSCA
DA FELICIDADE – 7º ANO (20.06.17)
1 –
Doutrina filosófica grega o Cinismo foi fundada por um discípulo de Sócrates:
a)
Platão b) Aristóteles c) Antístenes d) Diógenes e) Zenão
2 – Dentre os filósofos cínicos abaixo, foi o principal?
a) Epicuro b) Aristóteles c) Sócrates d) Antístenes e) Diógenes
3 – A qual filosofo cínico pertence a célebre frase? “O ser humano
deveria viver de acordo com sua essência”, isto é conforme sua natureza.
a) Diógenes b) Aristóteles c) Sócrates d) Antístenes e) Epicur
4 – O Pensamento filosófico da escola cinismo partia do princípio:
a) de que a felicidade dependia da passagem
do discurso mítico para o discurso filosófico.
b) de
que a felicidade não depende de nada externo à própria pessoa, ou seja, coisas
materiais,
c) de
que a felicidade se alcançava com preocupações com a saúde e com a razão.
d) de que a tranquilidade da alma e o desprezo pela emoção dependia da
vida de cão.
5 – Para os Cínicos a virtude reside, sobretudo:
b) justamente na aquisição de todas as coisas que pode
trazer a felicidade que, uma vez obtida,
c) na ética filosófica, porém com as preocupações
com a aparência exterior.
d) na conduta moral do homem, naquilo que lhe é
intrínseco - e não nas conquistas materiais,
6 - Quais das correntes filosóficas abaixo podem ser consideradas do
período helenístico:
a)
modismo, marxismo e capitalismo
b) estoicismo, epicurismo e modismo
c) epicurismo, cinismo, estoicismo e pirronismo (ceticismo)
d) platonismo e neoplatonismo
b) estoicismo, epicurismo e modismo
c) epicurismo, cinismo, estoicismo e pirronismo (ceticismo)
d) platonismo e neoplatonismo
7 - Qual das frases se refere ao pensamento cínico?
a)
apreender a viver com o necessário e não fazer do desnecessário algo
necessário.
b) valorizar a razão e a cultura, pois esses são fundamentais para a vida humana.
c) a razão é a base para a vida humana
d) a essência do homem é a sua alma, essa é racional e virtuosa.
e) apreender a viver com o necessário natural e cultural.
b) valorizar a razão e a cultura, pois esses são fundamentais para a vida humana.
c) a razão é a base para a vida humana
d) a essência do homem é a sua alma, essa é racional e virtuosa.
e) apreender a viver com o necessário natural e cultural.
8 - Quais dos filósofos fizeram parte da escola helenística dos cínicos?
a)
Aristóteles e Diógenes de Sínope. c) Platão e
Diógenes de Sínope.
b) Antístenes e Diógenes de Sínope. d) Tales e Diógenes de Sínope.
b) Antístenes e Diógenes de Sínope. d) Tales e Diógenes de Sínope.
9 – Epicuro: o prazer e a felicidade, fundou a escola filosófica
conhecida como:
a) Escola da felicidade
c) Escola do Jardim
b) Escola das Flores
d) Filosofia do Jardim
10 - Os cínicos podem ser
chamados de cães. Qual alternativa abaixo não justifica tal designação?
a)
por causa da indiferença de seu modo de vida, pois fazem um culto à indiferença
e, assim como os cães, comem e fazem amor em público, andam descalços e dormem
em banheiras nas encruzilhadas.
b) porque o cão é um animal sem pudor, e os cínicos fazem um culto á falta de pudor, não como sendo falta de modéstia, mas como sendo superior a ela.
c) porque o cão é um bom guarda e eles guardam os princípios de sua filosofia, os valores naturais e necessários para a vida.
d) porque o cão é um animal domesticado e que pode viver entre os homens, aceitando assim, a sua cultura.
b) porque o cão é um animal sem pudor, e os cínicos fazem um culto á falta de pudor, não como sendo falta de modéstia, mas como sendo superior a ela.
c) porque o cão é um bom guarda e eles guardam os princípios de sua filosofia, os valores naturais e necessários para a vida.
d) porque o cão é um animal domesticado e que pode viver entre os homens, aceitando assim, a sua cultura.
11
- No célebre "Jardim de Epicuro", vicejava uma autêntica comunidade,
onde mestre e discípulos viviam de maneira quase ascética, consumindo apenas
hortaliças que eles próprios cultivavam, às quais acrescentavam apenas pão e
água, ou ainda queijo em ocasiões especiais. Seja como for, não há dúvida de
que a real importância da doutrina epicurista está muito longe de
consubstanciar-se em aspectos puramente circunstanciais como esses, que chegam
a resvalar para o campo do anedótico. Sobre Epicuro, na sua cronologia inicial,
é CORRETO afirmar que o mesmo nasceu em:
a)
Samos. b) Atenas. c) Troia. d) Cólofon. e) Teos.
Alguns
dos desejos são naturais e necessários; outros, naturais e não necessários;
outros, nem naturais nem necessários, mas nascidos de vã opinião. Os desejos
que não nos trazem dor se não satisfeitos não são necessários, mas o seu
impulso pode ser facilmente desfeito, quando é difícil obter sua satisfação ou
parecem geradores de dano.
EPICURO DE SAMOS.
Doutrinas principais. In: SANSON, V F. Textos de filosofia. Rio de Janeiro:
Eduff, 1974.
12 -
No fragmento da obra filosófica de Epicuro, o homem tem como fim
a)
alcançar o prazer moderado e a felicidade.
b)
valorizar os deveres e as obrigações sociais.
c)
aceitar o sofrimento e o rigorismo da vida com resignação.
d)
refletir sobre os valores e as normas dadas pela divindade.
e)
defender a indiferença e a impossibilidade de se atingir o saber.
Leia
o trecho da Carta a Meneceu.
"Nenhum
jovem deve demorar a filosofar, e nenhum velho deve parar de filosofar, pois
nunca é cedo demais nem tarde demais para a saúde da alma. Afirmar que a hora
de filosofar ainda não chegou ou já passou é a mesma coisa que dizer que a hora
ainda não chegou ou já passou; devemos, portanto, filosofar na juventude e na
velhice para que enquanto envelhecemos continuemos a ser jovens nas boas coisas
mediante a agradável recordação do passado, e para que ainda jovens sejamos ao
mesmo tempo velhos, graças ao destemor diante do porvir. Devemos então meditar
sobre tudo..."
(Epicuro Carta de Epicuro a Menoiceus).
13 -
Para Epicuro, como se expressa na Carta a Meneceu, o objetivo da filosofia
é:
a) A felicidade do homem.
b) A
imparcialidade diante das decisões tomadas pelos homens.
c) O
gozo imoderado dos prazeres mundanos.
d)
Estabelecer, refutar e defender argumentos tirados da bíblia.
14 -
A liberdade, para Epicuro, seria sempre o desvio de uma fatalidade, apesar do
mecanismo do mundo. O homem não estaria à mercê do mundo e, por isto, poderia
estabelecer a sua rota, a sua meta. Segundo essa forma de pensar,
pode-se afirmar que o mesmo introduz a dimensão:
a) Da physis. b) Do dever-ser. c) Do devir. d) Da verdade.
15 -
Das três grandes escolas pós-aristotélicas, a estoica foi de longe, do ponto de
vista histórico, a mais importante. Qual dos filósofos abaixo é
reconhecidamente o fundador do Estoicismo?
a) Zenão de Citium. c) Cleanto de Assos.
b)
Epicuro de Samos. d)
Diógenes de Selêucia.
16 -
Analise a frase: “O homem está condenado a ser livre.” (Jean Paul Sartre) O argumento de Sartre pode ser traduzido como:
a) A ideia de destino, é reconsiderada, perante a ideia da liberdade
como condenação.
b) A
incapacidade de arcar com as próprias responsabilidades e definir seu projeto
de vida.
c) O homem primeiro existe no mundo e só depois se
define pelas escolhas e ações.
d) Nossas
escolhas são direcionadas por aquilo que Deus nos revela ser o Bem.
17 - A filosofia dos estoicos é:
a) A felicidade eterna c)
A razão universal e viver bem
b) Uma vida feliz e virtuosa d) A busca
constante pela felicidade
18 - Os estoicos defendiam que não adianta se
colocar contra o destino, pois nada pode ser modificado, justifique a
afirmação:
a) porque nossa vida é virtuosa e bela cheia de desencontros
b) porque nosso destino é determinado por uma razão
universal ("deus")
c) porque são as necessidades que ditam o caráter do homem
c) porque são as necessidades que ditam o caráter do homem
d) porque na vida se busca os prazeres da
felicidade
19 - Transcrição
de os estoicos, os céticos e a vida virtuosa. Para isso, o indivíduo
deveria acreditar e aceitar:
a) suas necessidades b) sua razão c)
seu destino d) os
desejos da vida
20 - Para os estoicos, só aquele que domina suas
emoções é feliz. Por quê?
a) Emoções e prazeres causam desequilibrio e
inquietação.
b) Se preocupando com a lógica, a física, a metafísica torna-se
ético.
c) o pensamento estoico combinou-se com o espírito romano.
d) as emoções e prazeres dão uma vida virtuosa
21 – Para os estoicistas: “Aceitar o destino”
significa:
a) libertar-se dos prazeres da vida c) livrar-se das
preocupações
b) livrar-se das necessidades d) buscar a
felicidade plena
22 – Qual filósofo estoico, disse: “
Os prazeres e as emoções deixam o ser humano inquieto sem equilíbrio
e faz perder a razão” ?
a) Sêneca b) Zenão c) Cleanto d) Epiteto, e) Crisipo
23 – Quem foi o divulgador do estoicismo?
a) Antíprato b) Crisipo c) Cleanto d) Zenão e) Sêneca
24 – Assinale a opção que caracteriza o ceticismo:
a) Nós nos reuníamos em frente das entradas de
edifícios e prédios para discutir nossas ideias!
b) dúvida e investigação contínuas não é possível chegar à verdade absoluta nem por meio dos sentidos nem por meio da razão.
b) dúvida e investigação contínuas não é possível chegar à verdade absoluta nem por meio dos sentidos nem por meio da razão.
c) todos os acontecimentos da nossa vida são de
ordem divina. Nosso caminho é desse modo por natureza, como a razão
universal determinou.
d) os prazeres e as emoções deixam o ser
humano inquieto sem equilíbrio e faz perder a razão
25 – Qual o fundador do ceticismo (IV a.C.)?
a) Pirro b) Sêneca c) Zenão d) Cleanto e) Epiteto,
26 - O Sexto Empírico: cético do século III. a.C.
É:
a) A busca da felicidade c)
A suspensão do Juízo
b) A obseção pela vida simples d) A
necessidade da vida virtuosa
27 - Na
filosofia dos céticos é necessária suspensão do juízo, o que justifica
essa afirmativa?
a) nem aceitar, nem rejeitar; nem afirmar, nem
negar.
b) Os deuses não fazem a libertação do homem, mas o
é o homem, se afastaria da turbulência.
c) O apoio à razão e a recusa ao obscurantismo,
crendices.
d) Não há nada a temer quanto aos deuses. Só a
felicidade é possível.
28 – A escola filosófica dos céticos nasceu:
a) da necessidade
de que a natureza ditou aos homes
b) da consideração de que sempre é possível
demonstrar o contrário de cada afirmação.
c) de que soa simplicidade liberta o homem para
arte de viver bem
d) de que o ser humano precisava apenas satisfazer
suas necessidades mais básicas
29 – Das alternativas abaixo qual identifica o
pensamento do ceticismo?
a) o ser humano deveria viver de acordo com sua essência
b) para a felicidade plena tem-se a razão universal e o destino humano
c) uma proposição nunca pode dizer-se verdadeira em
absoluto
d) a tranquilidade da alma e o desprezo pela emoção
faz a vida virtuosa.
30 -
Epicuro exerceu enorme influência sobre Diógenes de Enoanda (Turquia), que,
inclusive, chegou a inscrever o tetrapharmakon de Epicuro em umas rochas em
local visível para que todos os que por lá passassem, independente da raça,
sexo ou condição social, pudessem ler e se inspirar nele. Analise as
proposições a seguir como Verdadeiras ou Falsas, considerando a sabedoria ética
de Epicuro. Sobre o tetrapharmakon de Epicuro é CORRETO afirmar que:
I -
Não há nada a temer quanto aos deuses. III - A felicidade é
possível.
II -
Não devemos temer a morte. IV - Podemos
escapar da dor.
a) I,
II e IV são verdadeiras. d) II e
IV são verdadeiras.
b) I,
III e IV são verdadeiras. e) Todas
são verdadeiras.
c) I
e IV são verdadeiras.
RESPOSTAS - FILOSOFIA – OS PRAZERES E A BUSCA
DA FELICIDADE – 7º ANO (20.06.17)
1 –
C 2 -
E 3 – A
4 – B 5 –
D 6 –
C 7 – A 8 – B 9 –
C 10 – D
11 –
A 12 - A
13
– A à Epicuro
acreditava que a filosofia é o melhor caminho para se chegar à felicidade que
para ele significava se libertar dos desejos. A filosofia é um instrumento para
alcançar a felicidade pois através dela o homem vai libertar-se do desejo que o
incomoda. A filosofia com Epicuro passa a ter uma finalidade prática e não
somente o objetivo de investigação dos fundamentos últimos do mundo e do homem.
14 –
B 15 – A 16 – C
17 – B 18 – B 19 – C
20 – A 21 – C 22 – D
23 – E
24 – B 25 – A 26 –
C 27 – A 28 – B
29 – C 30 - E
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