1 - A linguagem é vista como:
a) a maneira pela qual a mensagem se
organiza.
b) o meio de interação social entre os
indivíduos de uma comunidade.
c) pelo conteúdo das informações
transmitidas.
d) a situação aos quais a mensagem se
refere.
2 - Comunicação é a ciência:
a)
que cuida das manifestações sócias por meio do compartilhamento de informações.
b) que estabelece as organizações entre as pessoas por
meio do cooperativismo.
c) Comunicação é a ciência que cuida das interações entre as pessoas
e os animais por meio do compartilhamento de informações.
d) que cuida das interações entre os animais por meio do
compartilhamento de relações.
3 – Um dos
elementos da comunicação que se caracteriza como a maneira pela qual a mensagem
se organiza é:
a) Código b) Emissor c) Mensagem d) Referente
4 - O Canal
de comunicação se caracteriza como:
a) objeto da comunicação e é constituído pelo conteúdo das informações.
b) contexto, a situação aos quais a
mensagem se refere.
c) conhecimento de ambos os envolvidos:
emissor e destinatário.
d) meio físico ou virtual, que assegura
a circulação da mensagem,
.
5 – Referente como
elemento de comunicação e definido como:
a) o contexto, a situação aos quais a
mensagem se refere.
b) é constituído pelo conteúdo das
informações que se refere.
c) os aspectos do mundo textual da
mensagem.
d) Garantidor do contato entre emissor
e receptor.
6 - A frase abaixo foi extraída de um
anúncio que “vende” produto para pele:
Hoje você é uma uva.
Mas cuidado, uva passa.
(Cláudia, ago.1996)
Mas cuidado, uva passa.
(Cláudia, ago.1996)
A função da linguagem que predomina na frase se
caracteriza por:
a) Ter uma superposição de funções gramaticais que recai sobre a palavra passa.
b) O termo em questão assume duas
funções morfológicas – a de adjetivo e verbo.
c) Reforçar a ideia da necessidade de
cuidar constantemente da pele.
d)
Ter a finalidade de persuadir o consumidor a adquirir o produto, que
evidencia a presença da função apelativa ou conotativa da linguagem.
7 - Atribua aos elementos a seguir o
respectivo conceito que lhes é conveniente:
1- emissor 2- receptor 3- código 4- mensagem 5- canal 6- contexto
(
) é o conjunto de signos combinados nas mensagens verbais, retratado
pela própria língua.
(
) diz respeito ao meio físico
pelo qual a mensagem é transmitida.
(
) representa aquele que envia a mensagem.
(
) contexto – indica a situação, assunto, lugar ou objeto a que a
mensagem se refere.
(
) receptor – é representado por aquele que recebe a mensagem.
(
) mensagem – representa o conteúdo das informações transmitidas.
8 - Atendo-se às imagens que seguem, identifique
os vários tipos de códigos nelas utilizados:
a) ( ) cores
b) ( ) palavras e símbolos.
c) ( )
símbolo
d) ( ) gesto
9 - Eis que
segue uma das criações artísticas do poeta Fernando Pessoa. Após analisá-la,
elucide os elementos em questão:
Mar português
Ó mar salgado, quanto do teu
sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por
casar
Para que fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Para que fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do
Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.
Fonte:
http://www.grijalvo.com/Citas/b_Pessoa_Mar_portugues.htm
a) emissor
b) receptor
c) mensagem
d) código
e) canal
f) contexto.
b) receptor
c) mensagem
d) código
e) canal
f) contexto.
10 - O pai conversa com a
filha ao telefone e diz que vai chegar atrasado para o jantar. Nesta situação, podemos dizer que o canal é:
a) o pai b) a filha c) fios de telefone d) a fala
11 - Assinale a
alternativa incorreta:
a) Só existe comunicação quando a pessoa que
recebe a mensagem entende o seu significado.
b) Para entender o significado de uma mensagem, não é preciso conhecer o código.
c) As mensagens podem ser elaboradas com vários códigos, formados de palavras, desenhos, números etc.
d) Para entender bem um código, é necessário conhecer suas regras.
b) Para entender o significado de uma mensagem, não é preciso conhecer o código.
c) As mensagens podem ser elaboradas com vários códigos, formados de palavras, desenhos, números etc.
d) Para entender bem um código, é necessário conhecer suas regras.
12 - Uma pessoa é convidada a dar uma palestra em
Espanhol. A pessoa não aceita o convite, pois não sabia falar com fluência a
língua Espanhola. Se esta pessoa tivesse aceitado fazer esta palestra seria um fracasso
por quê?
a) não dominava os signos
c) não conhecia o referente
b) não dominava o código d) não conhecia o receptor
b) não dominava o código d) não conhecia o receptor
13
- Um guarda de trânsito percebe que o motorista de um carro está em alta
velocidade. Faz um gesto pedindo para ele parar. Neste trecho o gesto que o
guarda faz para o motorista parar, podemos dizer que é:
a)
o código que ele utiliza
c) quem recebe a mensagem
b) o canal que ele utiliza d) quem envia a mensagem
b) o canal que ele utiliza d) quem envia a mensagem
14
- A mãe de Felipe o sacode levemente e o chama: “Felipe está na hora de
acordar”. O que está destacado é:
a)
o emissor b) o código c) o canal d) a mensagem
15
- Podemos afirmar que Referente é:
a)
quem recebe a mensagem c) o que transmite a mensagem
b) o assunto da mensagem d) quem envia a mensagem
b) o assunto da mensagem d) quem envia a mensagem
16 - Assinala com uma X as situações em que há COMUNICAÇÃO.
a) O Pedro faz perguntas aos amigos que lhe respondem.
b) O Pedro envia um telegrama.
c) A Ana ouve e vê a TV.
d) A Carla conversa com o Zé.
17 - Quando se acena a um amigo para cumprimentá-lo, ou quando se vê um
sinal de trânsito e a mensagem é captada, ocorre:
a) Apenas contextos usados na a
linguagem verbalizada,
b) Um evento comunicativo também.
c) Um evento de expressões de comunicação.
d) Simplesmente informações transmitidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário