segunda-feira, 10 de abril de 2017

ANÁLISE TEXTUAL - CINCO MINUTOS – JOSÉ DE ALENCAR

Resumo

Cinco Minutos conta a história do casamento do autor com Carlota. No entanto, para o leitor, parece que está escutando uma história que não é para ele, já que Alencar dirige seu texto a uma prima. O leitor aqui é uma terceira pessoa, um “voyer” que fica entre José de Alencar e sua prima.
Ao mesmo tempo em que tenta levar o leitor a pensar que tudo é imaginário e faz parte das fantasias do autor, José de Alencar faz questão de narrar fatos verídicos da época, acontecimentos reais que marcaram o Rio de Janeiro no início do século. É tão minucioso nesse aspecto que até narra datas e horários etc.
Atualmente as histórias do autor romântico passam como que quase infantis e ingênuas para o leitor moderno. São narrações em que o amor sempre vence, decisões passionais de amantes, amor e amor e amor. À época, os folhetins eram lidos pelas senhoras burgueses. Exagerando-se um pouco na dose, poderíamos dizer que Alencar lembra remotamente, os livrinhos que embalam os sonhos de moças solteiras, no entanto não se pode deixar de dizer que sua escrita, linguagem, e modo estilísco são de extrema qualidade.  Foi Alencar quem dissociou-se do modelo português da escrita para definitivamente inaugurar o texto nosso, brasileiro.
Os livros Cinco Minutos e A Viuvinha falam sobre a vida burguesa. Suas personagens são personagens que, no fundo, representam o ideal acabado da vida burguesa, tropicalmente reproduzida na Corte brasileira. Em Cinco Minutos, o narrador-personagem está disponível, da primeira à última página, para satisfazer a todos os caprichos de sua imaginação. Sem compromisso profissional algum, o aspecto financeiro de suas peregrinações atrás de Carlota não chegam jamais a preocupá-lo.

Cinco Minutos, assim como “A Viuvinha“, foram escritos no início da carreira do autor. Assim como os outros romances caracterizados pelo romantismo ingênuo de Alencar, esses dois não fogem à regra, são feitos aos moldes de folhetim, curtos, quase infantis. Têm como pano de fundo o Rio de Janeiro. Cinco Minutos faz parte da fase urbana do escritor.

PERSONAGENS à Protagonista: Personagem redonda, também narrador, pois conta a história em 1ª pessoa, não é citado seu nome. A história gira em torno do amor que ele sente por Carlota e a sede que sente em revê-la e estar ao seu lado.
Carlota: Personagem redonda, antagonista no começo, porque ela mesma impede o personagem principal de encontra-la, pois pensa ter uma doença incurável e não quer fazê-lo sofrer, mas logo se rende ao amor dele.
Personagens secundárias e planas: A prima a quem a carta que contém a história é endereçada, a mãe de Carlota, o velho da canoa.

ENREDO:à Situação inicial: O protagonista é um homem fútil que não sabe o que é paixão, e vive uma vida rotineira e melancólica. Carlota, menina adoentada de 16 anos, o ama anonimamente, seguindo-o em festas e nas ruas.
Motivo desequilibrador: A história muda a partir do momento em que ele se atrasa cinco minutos e perde seu ônibus. Ao ter que tomar outro ônibus acaba encontrando Carlota, que não conhece fisicamente ou socialmente, mas que se torna uma obsessão em sua mente.
Clímax: O momento culminante é quando ela revela sua identidade, sua doença e seu amor por ele, mas logo em seguida o abandona, deixando-o com a escolha de ir a se encontro e presenciar seus últimos dias ou esquecê-la e não ver seu sofrimento.
Desfecho final: A volta do equilíbrio acontece quando ela se cura de sua doença e eles voltam casados da viagem e se estabelecem em “uma linda casa, toda alva e louçã”, que fica fora da cidade e “vivem felizes para sempre”.

ESPAÇO E AMBIENTE à Espaço: A cidade do Rio de Janeiro, a cidade de Petrópolis, Minas Gerais onde eles se estabelecem no fim, além de vários países da Europa.
AMBIENTE àCalmo no começo e no fim. Doentio quando ele procura saber a identidade de sua amada e quando ele tenta chegar rápido ao Rio de Janeiro.

TEMPO à Tempo cronológico à A história que é narrada se passa no ano de 1857.
Tempo psicológico àO livro é todo em flashback, pois o narrador conta a história que se passou dois anos atrás. Ele infere no meio da narração suas reflexões sobre a vida, os costumes, suas vaidades e seus conhecimentos sobre as mulheres.

FOCO NARRATIVO à O discurso é direto, o narrador em 1ª pessoa dá aos leitores uma visão parcial daquilo que está sendo narrado, a visão dele. Ele conta a história do centro, pois ele é o personagem principal, fazendo uso de vários canais para se comunicar com o leitor, palavras, reflexões, sentimentos, ações, etc…

O livro é na verdade uma carta endereçada a uma prima, citada algumas vezes e usada na tentativa do narrador interagir com o leitor.
Considerações finais
O livro é um exímio exemplar do período romântico brasileiro, de estilo arrebatado e hiperbólico, predominante na linguagem característica do autor José de Alencar.

1 – O livro Cinco Minutos de José de Alencar é caracterizado pelo romantismo ingênuo, nos moldes de um folhetim curto que faz parte de qual fase do autor?

a) Indianista            b) Urbanista                c) Ruralista             d) Subjetivista

2 - Atualmente as histórias desse autor romântico passam como que quase infantis e ingênuas para o leitor moderno. Como:

a) Narrações em que o amor sempre vence               c) Descrever acontecimentos irreais
b) Narrar fatos inverídicos da época                          d) Acreditar num amor imaginário

3 - Na época, os folhetins do tipo Cinco Minutos eram lidos:

a) pelas moças solteiras                                          c) pelas senhoras burgueses      
c) pelos jovens imponentes                                    d) pelos os senhores barões

4 – Em: “Cinco Minutos”, qual o tipo de narrador?

a) narrador-protagonista                   c) narrador-onisciente       
b) narrador-observador                     d) narrador-personagem

5 - A história narrada em Cinco Minutos gira em torno:

a) das peregrinações do narrador atrás de Carlota
b) do amor que o protagonista sente por Carlota
c) da revelação que Carlota jamais o procurou
d) do comportamento da sociedade burguesa

6 – Por que a antagonista da narrativa reluta em não encontrar o personagem principal?

a) porque os pais dela impedem o namoro
b) porque só pensa em estudar e se formar
c) Porque pensa que o narrador e doente
d) porque pensa ter uma doença incurável

7 – A situação inicial do enredo é marcada por:

a) O protagonista ser um homem fútil que não sabe o que é paixão,
b) A carta que contém a história ser  endereçada à prima protagonista secundária
c) A Carlota pensar ter uma doença incurável e não quer fazê-lo sofrer,
d) O aspecto financeiro de suas peregrinações atrás de Carlota

8 – Em que momento a história muda?

a) Logo que a carta é endereçada, a mãe de Carlota, e velho da canoa a leva.
b) A partir do instante em que ele se atrasa cinco minutos e perde seu ônibus.
c) Quando amor que ele sente por Carlota é revelado.
d) No momento da descoberta que Carlota é uma menina adoentada de 16 anos.

9 -  Que estilo predominante na linguagem do autor foi empregado nessa livro?

a) Eufemístico            b) Metafórico          c) Catacrético           d) Hiperbólico

10 - Clímax é o momento culminante da narrativa e pode ser revelado em:

a) quando o conhece fisicamente e socialmente e se torna uma obsessão em sua mente
b) quando descobre que ela nãoo  quer fazê-lo sofrer, mas logo se rende ao amor dele.
c) quando Carlota revela sua identidade, sua doença e seu amor por ele,
d) quando descobre o amor que ele sente por Carlota

11 – Observa-se o tempo psicológico dessa narrativa em função de:

a) o narrador contar a história que se passou dois anos atrás
b) a história ter sido narrada se passar no ano de 1857.
c) a história ter se passado do Rio de Janeiro, Minas Gerais.
d) por ter sido calmo no começo e triste no fim

12 - O foco narrativo desse livro é:      

a) 1º         b) 2º         c) 3º               d) 1º e 3º

13 – O Discurso empregado nessa narrativa foi do tipo:

a) Indireto         b) Direto          c) Misto           d) Indireto-Livre

14 - Em que momento a personagem antagonista se revela?

a) no final, pois pensa ter uma doença incurável e não quer fazê-lo sofrer,
b) no começo, porque ela mesma impede o personagem principal de encontra-la,
c) no meio da narrativa pois coincide com o momento desequilibrador,
d) O momento culminante é quando ela revela sua identidade

15 - Deduz-se do texto que o autor-personagem:

a) está morrendo                                                       c) não quer morrer.
b) renasce com o amor.                                             d) não tem o nome citado.

16 - O livro é na verdade;

a) um bilhete               b) folhetim                 c) uma carta           d) uma revista


GABARITO

1 – B     2 – A    3 -  C    4  - D    5 – B      6 – D      7 – A    8 – B      9 – D      10 – C   


11 – A    12 – A    13 -  B    14 – B   15 – D   16 - C

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